Blog

03/06/2022

PLANEJAMENTO DE MARKETING E DIVULGAÇÃO

Essa semana, o borburinho nas redes sociais, foi a divulgação de conteúdo para story da Bianca Andrade, a Boca Rosa, de 27 anos, a publicação dividiu opiniões na internet.

Mas, vamos combinar? A Bianca usa o perfil para VENDER, tanto sua imagem, como seus produtos.

E o que você tem feito para a sua empresa? Para vender os seus produtos?

Você sabe o que é um plano de marketing? 
São as ações de marketing e divulgação de uma empresa em busca de alcançar um determinado objetivo. Para elaborar um planejamento anual é essencial conhecer bem o seu mercado, o seu público-alvo e o quanto você pode investir.


Como elaborar um planejamento anual de marketing?
O primeiro passo é elaborar um calendário com os períodos sazonais (datas comemorativas) do seu negócio. Quais mêses são seu ponto forte em vendas? Quanto tempo você acha que precisa para se organizar e conseguir colocar em prática suas ações?

Não existe um calendário padrão para todos, cada um sabe o que é melhor para o seu negócio, mas é importante levantar alguns questionamentos para que suas ações sejam mais organizadas e concluídas em tempo hábil.

Por exemplo, datas como Dia das Mães e Dia dos Namorados são importantes para determinados segmentos. 
Sinalize essas datas no seu calendário caso seja interessante para seu negócio, e anote quanto tempo antes é necessário começar com as ações de divulgação. Depois marque quanto tempo antes é preciso iniciar o trabalho de aquisição de novas mercadorias, criação de embalagens personalizadas, produção de material gráfico de divulgação, entre ouras ações.

O segundo passo é analisar o quanto você tem de investimento para disponibilizar para cada um desses períodos, além do orçamento mensal de marketing. É importante ter esses valores pré-determinados para saber o quanto pode investir nas ações. Se um valor não estiver definido, você corre o risco de investir além de suas possibilidaes e perder dinheiro.

Há opções de ações de marketing para todos os bolsos. Converse com sua equipe, pesquise referências e não tenha medo de criar coisas novas. 

Pense primeiramente, o que você tem à sua disposição: sua equipe de colaboradores, clientes fiéis, uma gráfica de confiança e recursos digitais. O que você pode fazer com eles?

E não descarte a possibilidade de negociar com parceiros, eles podem estar à procura de alguém que ofereça o que você tem.

DICA: nos períodos sazonais, muitas empresas adquirem muitos clientes novos, por isso, essa é a sua oportunidade de mantê-los. Pense em estratégias de fidelização, procure manter contato e estabelecer um relacionamento com eles.

E caso precise de algum material gráfico, para esses períodos, pode sempre contar com a qualidade da Gráfica Futura!